Foto: Rafael Rodrigues/ Ascom SSP |
A Bahia será o primeiro estado a usar câmeras em todas as forças de segurança. A novidade foi anunciada na manhã desta terça-feira (6), durante a coletiva de imprensa da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) sobre a implantação de 3.300 câmeras corporais no fardamento de agentes de segurança.
Segundo a SSP, 1.300 desses equipamentos estarão disponíveis até junho deste ano. A implementação dos equipamentos ocorrerá de forma gradual e, nas outras fases, vai contemplar também as Polícias Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros Militar.
A escolha das primeiras Companhias Independentes de Polícia Militar que receberão as câmeras de segurança foi baseada nos critérios de maior demanda de atendimentos no 190. Nesse sentido, os militares lotados na 9ª CIPM - Pirajá, 23ª CIPM - Tancredo Neves e 37ª CIPM - Liberdade serão os pioneiros na utilização desse recurso.
A coletiva de imprensa contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, e da secretária de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães. De acordo com Werner, as câmeras de segurança serão como um Equipamento de Proteção Individual (EPI), garantindo mais transparência e segurança, tanto para os policiais quanto para a população baiana.
Investimentos na Segurança Pública
As câmeras corporais operacionais fazem parte de um pacote de investimentos em infraestrutura, tecnologia, inteligência e efetivo que dão mais qualidade e eficiência ao trabalho de Segurança Pública na Bahia. Com o Programa de Modernização das Estruturas Policiais e de Bombeiros já foram investidos R$ 650 milhões em construções e reformas de 500 unidades em todo o estado. Também já foram entregues 1.300 novas viaturas.
Na área de tecnologia, mais de 1.500 foragidos foram localizados, desde a implantação do Sistema de Reconhecimento Facial. Com o Sistema de Reconhecimento de Placas, a Bahia já recuperou mais de 400 veículos roubados. Além disso, o Governo do Estado tem promovido a ampliação dos efetivos com a realização de concursos. Já são mais de 3.200 policiais e bombeiros contratados.
O Correio 24h
Comentários