--> Especialistas alertam para importância da vacina contra catapora | Agência DC - Donato Costa | Portal de notícias da Bahia


Bomboniere Rodrigo

Bomboniere Rodrigo


Especialistas alertam para importância da vacina contra catapora

Compartilhe:

Foto: Memed.com.br/Reprodução A reta final do inverno e chegada da primavera trazem consigo o aumento dos casos de catapora na região. De ac...

Foto: Memed.com.br/Reprodução

A reta final do inverno e chegada da primavera trazem consigo o aumento dos casos de catapora na região. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o vírus, também conhecido como varicela, é altamente contagioso e tem taxas de ataque que variam de 61 a 100%. Especialistas alertam para tendência da doença em crianças e a importância da vacinação para prevenção da doença.


Conforme o Boletim Epidemiológico da Sesab, em 2022 a Bahia registrou 867 casos de varicela. Neste ano, até o dia 08 de junho foram notificados 333 casos da doença, uma redução de 16,7% em relação ao mesmo período no ano passado (400 casos). Porém, o maior número de casos do estado foi notado em Salvador, com 82 notificações, representando 24,6% do total notificado no estado.


O número de surtos, que representam um aumento localizado de casos, também foi maior na capital. De acordo com o boletim, até o dia 8 de junho deste ano, 16 surtos foram registrados no estado, sendo 6 apenas em Salvador.


Consequentemente, o município também teve maior número de internamentos, com 6 casos. O boletim também revela que a doença é mais comum em crianças com menos de 1 ano de idade, seguido pela faixa etária de 1 a 4 anos de idade.


De acordo com Ludmila Carneiro, pediatra da Clínica de Saúde e Imagem (CSI), as crianças são mais suscetíveis à varicela porque geralmente não receberam a vacina, que é liberada a partir de 1 ano. Ela explica também que quem já teve catapora, desenvolve imunidade contra doença.


“Embora os sintomas, como febre, erupção cutânea e coceira, possam ser desconfortáveis, a maioria das crianças se recupera bem e a doença costuma ser mais leve nessa fase”, completa.


A pediatra alerta que a transmissão do vírus também pode acontecer por objetos contaminados. “A varicela é altamente contagiosa, crianças frequentemente têm mais contato próximo umas com as outras, seja na escola, em creches ou em casa, o que aumenta as chances de exposição ao vírus”, descreve.


A catapora pode ser um período de muito desconforto para os pequenos por conta da coceira que as vesículas na pele provocam. Ludmila destaca que é importante manter as unhas da criança curtas e limpas para evitar lesões na pele, “as vesículas podem facilmente se romper e se tornar feridas abertas, o que aumenta o risco de infecção”.


“Também é essencial garantir o conforto do pequeno, manter a hidratação adequada, garantir o descanso e colocar roupas leves e confortáveis para evitar o atrito com a erupção cutânea”, aconselha a Dra. Segundo ela, o tratamento da doença nas crianças geralmente acontece com analgésicos e antialérgicos para acalmar os sintomas.


Dependendo da gravidade e duração da doença, também podem ser prescritos medicamentos mais fortes. Ludmila revela que caso a catapora não seja cuidada adequadamente, podem ocorrer complicações como infecções na pele causadas pelo rompimento das bolhas e surgimento de feridas abertas. “Embora seja raro, a catapora pode causar algumas complicações como pneumonia, inflamação ocular e encefalite. Crianças com comorbidades ou deficiência imunológica podem ser mais suscetíveis as complicações graves da catapora”, alerta.


A varicela é mais comum em crianças, porém adultos apresentam maior risco de evolução da doença com complicações, hospitalização e óbitos.


Segundo o infectologista e consultor técnico do Sabin Diagnóstico e Saúde, Claudilson Bastos, além da falta de imunização, o maior contágio acontece pelo período do ano. “No inverno as pessoas se aglomeram mais e estão em contato umas com as outras, a transmissão é aérea e pode surgir até meio-período da primavera, porque costuma ser chuvoso e frio em alguns lugares”, explica.


Ele informa ainda que nos adultos os sintomas nos 3 primeiros dias também começam com erupções cutâneas na face, couro cabeludo ou tronco. “Nos próximos dias elas evoluem para bolinhas com pus e crostas, tendem a surgir mais nas partes cobertas do corpo, podendo aparecer no couro cabeludo, na parte superior das axilas e nas membranas mucosas da boca e das vias aéreas superiores”, ilustra.


Diante do quadro, um adulto pode evoluir com complicações como pneumonia, meningites e infecções de pele. O Dr. explica que o tratamento é o uso de sintomáticos e cuidado com a pele. “Se deve tentar evitar coçar para não haver traumas evitando infecções, em algumas situações pode ser usado antiviral de acordo com a avaliação médica e anti-alérgicos e alguns produtos tópicos para minimizar as coceiras”, completa.


O Boletim Epidemiológico da Sesab aponta que a cobertura vacinal contra varicela se manteve em 80% desde 2015, abaixo da média ideal, que seria 95%, o que pode favorecer surtos da doença. Conforme a Dra. Ludmila, a vacina ajuda a reduzir significativamente a incidência da varicela em crianças. “O primeiro e mais importante cuidado é garantir a vacinação de acordo com o calendário recomendado. Na rede pública, o esquema é feito aos 15 meses e segunda dose aos 4 anos. A vacina é segura e altamente eficaz”, defende.


A vacinação pode ser iniciada aos 12 meses com esquema de 2 doses com intervalo de 60 dias entre elas. A pediatra aconselha que os responsáveis verifiquem se outros membros da família estão vacinados. “A vacinação de irmãos e outros membros da família não apenas protege essas pessoas, mas também ajuda a prevenir a propagação do vírus para outras crianças em contato próximo”, conclui.


Portal da Massa

Comentários

Nome

ACM NETO,4,ANTÔNIO GONÇALVES,2,BAHIA,222,BRASIL,182,CALDEIRÃO GRANDE,1,CAMPO FORMOSO,2,CAPIM GROSSO,1,CURIOSIDADES,165,DESTAQUES,600,ENEM,1,ENTRETENIMENTO,168,ESPORTE,223,FAMOSOS,4,FILADÉLFIA,9,ITIÚBA,2,JACOBINA,2,JAGUARARI,1,MUNDO,2,MUNICÍPIOS,84,NOTÍCIAS,1202,PINDOBAÇU,3,PODC PODCAST,35,POL,1,POLICIAL,547,POLÍTICA,2,PONTO NOVO,557,PUBLICIDADE,7,REGIÃO,4,SENHOR DO BONFIM,6,VARIEDADES,1,VÍDEOS,273,
ltr
item
Agência DC - Donato Costa | Portal de notícias da Bahia: Especialistas alertam para importância da vacina contra catapora
Especialistas alertam para importância da vacina contra catapora
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHP8Wy8J9DKLEg2nJfkgdOi1fE6QH7uFOorceOO2vBGCb8hpmJZugPg2QAniUvUBKKBl8KkorD39MPYvvFQvJyo0OvHeHX9jLXb7WMFi1ebZ2wov0Eea-TL0dRco8S1XbqI5LqOU_qCTP1GA5PF_bodlt1YdId_nItl6L0iOoJCtt5Y_VqZbQTgIbjgyKj/s16000/Especialistas-alertam-para-importancia-da-vacina-c0123408100202309090121-ScaleOutside-1.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHP8Wy8J9DKLEg2nJfkgdOi1fE6QH7uFOorceOO2vBGCb8hpmJZugPg2QAniUvUBKKBl8KkorD39MPYvvFQvJyo0OvHeHX9jLXb7WMFi1ebZ2wov0Eea-TL0dRco8S1XbqI5LqOU_qCTP1GA5PF_bodlt1YdId_nItl6L0iOoJCtt5Y_VqZbQTgIbjgyKj/s72-c/Especialistas-alertam-para-importancia-da-vacina-c0123408100202309090121-ScaleOutside-1.webp
Agência DC - Donato Costa | Portal de notícias da Bahia
https://www.agenciadc.net/2023/09/especialistas-alertam-para-importancia.html
https://www.agenciadc.net/
https://www.agenciadc.net/
https://www.agenciadc.net/2023/09/especialistas-alertam-para-importancia.html
true
5764102596251995075
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. Ver mais Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Buscar Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Table of Content