--> Bahia tem 9,2 mil pessoas desalojadas pelas chuvas e 74 desabrigados | Agência DC - Donato Costa | Portal de notícias da Bahia


Bomboniere Rodrigo

Bomboniere Rodrigo


Bahia tem 9,2 mil pessoas desalojadas pelas chuvas e 74 desabrigados

Compartilhe:

A Bahia tem 9.261 pessoas desalojadas, 74 desabrigadas e 9.348 afetadas em decorrência das fortes chuvas que atingiram algumas regiões do es...

A Bahia tem 9.261 pessoas desalojadas, 74 desabrigadas e 9.348 afetadas em decorrência das fortes chuvas que atingiram algumas regiões do estado. Os dados são do Governo do Estado e foram atualizados nesta quarta-feira (26/4), com base em informações recebidas das prefeituras.


As ocorrências foram registradas em 26 municípios atingidos. Desses, cinco estão com decreto de situação de emergência, são eles: Santa Cruz Cabrália, Ilhéus, Belmonte, Itapebi e Porto Seguro. Ainda nesta quarta, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência em duas das cidades: Ilhéus e Santa Cruz Cabrália.


Os demais municípios atingidos são: Anagé, Canavieiras, Caraíbas, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itabuna, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas, Vereda e Vitória da Conquista.


Em Itapé, também no sul da Bahia, a ponte de acesso ao distrito de Palmeira, localizada sobre o Rio Salgado, ficou coberta pela água nesta quarta. O nível subiu devido às fortes chuvas na região. Na semana anterior, um trecho da ponte caiu e foi recuperado com cascalho.


De acordo com a Prefeitura de Itapé, ainda não é possível avaliar os danos da ponte, pois o nível do rio segue elevado. Uma limpeza de baronesas foi realizada no local.


A chuva começou na madrugada de sexta-feira (21), na maior parte das cidades do sul e extremo sul baiano. Neste período, foram contabilizados alagamentos, deslizamentos de terra e desabamentos de imóveis. Até segunda, três mortes foram contabilizadas: um casal de turistas mineiros e um pescador, que era tio da artista Carla Perez.


O ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa, e o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, viajaram para Itabuna, no sul da Bahia, na segunda-feira. Acompanhados do governador Jerônimo Rodrigues, eles sobrevoaram áreas afetadas pelos temporais na região.


Durante a passagem pela cidade de Itabuna, o governador e os ministros anunciaram a construção de 696 moradias para famílias que perderam as casas nos desastres entre final de 2021 e início de 2022.


Nesta quarta-feira, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) encaminhou dois caminhões carregados com suprimentos de kits humanitários para atender os moradores dos municípios de Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Belmonte, incluindo comunidades indígenas.


Ao todo, já foram deslocados nove caminhões em direção ao sul e extremo sul da Bahia, somando 34 toneladas de alimentos, 10 mil litros de água mineral, cerca de 1,5 mil colchões e 1,5 mil cobertores, além de 17 mil metros quadrados de lona para cobertura de encostas.


Desde segunda-feira (24), quando a operação foi iniciada, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) entregou mais de três mil donativos às pessoas vítimas da chuva na região de Santa Cruz Cabrália. Entre os itens estão cestas básicas, colchões, cobertores e garrafões de água, além de roupas e brinquedos.


Rodovias


Desde a última sexta-feira, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) registrou seis ocorrências. Dois pontos ainda estão com tráfego em meia pista. Confira relação abaixo:


Costa do Descobrimento


BA-283: Itabela – Guaratinga


Houve um rompimento de bueiro na BA-283, entre Itabela e Guaratinga, durante as chuvas na madrugada da última sexta. Uma escavadeira hidráulica já está no local e os serviços para liberação total da rodovia foram iniciados nesta terça-feira. A passagem de veículos permanece sinalizada e em meia pista.


Um rompimento de bueiro na BA-001, entre Belmonte e Santa Cruz Cabrália, também causou a formação de uma cratera. O trecho está sinalizado e o tráfego em meia pista. Os equipamentos estão em mobilização e tem a previsão de chegada no local nesta quarta.


Por g1

Comentários

Nome

ACM NETO,4,ANTÔNIO GONÇALVES,2,BAHIA,221,BRASIL,181,CALDEIRÃO GRANDE,1,CAMPO FORMOSO,2,CAPIM GROSSO,1,CURIOSIDADES,165,DESTAQUES,588,ENEM,1,ENTRETENIMENTO,167,ESPORTE,219,FAMOSOS,4,FILADÉLFIA,9,ITIÚBA,2,JACOBINA,2,JAGUARARI,1,MUNDO,2,MUNICÍPIOS,84,NOTÍCIAS,1190,PINDOBAÇU,3,PODC PODCAST,35,POL,1,POLICIAL,545,POLÍTICA,2,PONTO NOVO,554,PUBLICIDADE,7,REGIÃO,4,SENHOR DO BONFIM,6,VARIEDADES,1,VÍDEOS,267,
ltr
item
Agência DC - Donato Costa | Portal de notícias da Bahia: Bahia tem 9,2 mil pessoas desalojadas pelas chuvas e 74 desabrigados
Bahia tem 9,2 mil pessoas desalojadas pelas chuvas e 74 desabrigados
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhI0TnKhUto2EacMxZi-FUD8n8U2DPZlQG2zQj9pwJP1M97GHZWNp3VbqEx-IxQMzmqOtrhRrg_80TtkkHMRmP26Bod6FREaOcljbtuaBmtP_Ublz-CB-p9C_G7MJCaPxsz0x7QlgQtb8c8fKZVKvxnhipW9JaGix7vG4sIQ-zyAD_oKDKy8FXRMF47Rg/s16000/desalojados-na-bahia.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhI0TnKhUto2EacMxZi-FUD8n8U2DPZlQG2zQj9pwJP1M97GHZWNp3VbqEx-IxQMzmqOtrhRrg_80TtkkHMRmP26Bod6FREaOcljbtuaBmtP_Ublz-CB-p9C_G7MJCaPxsz0x7QlgQtb8c8fKZVKvxnhipW9JaGix7vG4sIQ-zyAD_oKDKy8FXRMF47Rg/s72-c/desalojados-na-bahia.jpg
Agência DC - Donato Costa | Portal de notícias da Bahia
https://www.agenciadc.net/2023/04/bahia-tem-92-mil-pessoas-desalojadas.html
https://www.agenciadc.net/
https://www.agenciadc.net/
https://www.agenciadc.net/2023/04/bahia-tem-92-mil-pessoas-desalojadas.html
true
5764102596251995075
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. Ver mais Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Buscar Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Table of Content