--> Covid: Leitos clínicos pediátricos estão 100% ocupados na Bahia | Agência DC - Donato Costa | Portal de notícias da Bahia


Bomboniere Rodrigo

Bomboniere Rodrigo


Covid: Leitos clínicos pediátricos estão 100% ocupados na Bahia

Compartilhe:

Os leitos clínicos pediátricos para tratar a covid-19 alcançaram 100% de ocupação na Bahia, nesta quinta-feira (24). São 20 leitos no estado...

Os leitos clínicos pediátricos para tratar a covid-19 alcançaram 100% de ocupação na Bahia, nesta quinta-feira (24). São 20 leitos no estado e todos ficam em Salvador. Na semana passada, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) distribuiu o primeiro lote de vacinas para aplicação em crianças de seis meses a 2 anos, enviado pelo Ministério da Saúde (MS) com 70 mil doses. A capital, segundo a prefeitura, começará a imunização desse público em breve.


O último boletim epidemiológico da Sesab, divulgado no começo desta semana [os dados agora são semanais e não mais diários], apontou crescimento de 195,3% de casos de covid-19 no estado, na comparação com a semana anterior. O número de casos ativos da doença chegou a 1.260, o que representa aumento de 51,2%. Foram cinco mortes notificadas nesse período. A aproximação do Verão com as aglomerações típicas da estação preocupa as autoridades.


Especialistas apontam que a vacinação é a principal arma de proteção contra o vírus que já matou 30.820 pessoas na Bahia, mas apenas 15% das crianças de 3 e 4 anos tomaram a primeira dose (D1). A segunda dose (D2) alcançou somente 5% do público. A Sesab ainda não tem dados sobre a aplicação da vacina em pessoas menores de 3 anos. Entre o público de 5 a 11 anos, 72% tomaram a D1 e 50% receberam a D2.


O professor de Medicina, Biomedicina e Farmácia da UniFTC, Lucas Santana, explica que a vacinação é importante para melhorar a qualidade de vida e a saúde física e mental das crianças. Ele acredita que a baixa adesão está atrelada a notícias falsas sobre a imunização e frisou que os boatos atrapalham outros processos e áreas da saúde.


“Os pais devem procurar uma unidade de saúde e vacinar as crianças. As novas variantes têm aumentado o número de casos nesses grupos e os estudos mostram resultados positivos da imunização, por isso, é preciso que haja esse estímulo. A vacina está relacionada também a saúde mental e emocional das crianças, que quando ficam isoladas, sem poder ir à escola, desenvolvem ansiedade e outras questões”, explicou.


O número de leitos adultos e pediátricos foi ampliado durante o período mais intenso da pandemia. Em Salvador, tendas foram montadas e unidades de saúde transformadas em hospitais de campanha, o que multiplicou a quantidade de leitos, mas com a queda nas internações, esses equipamentos foram desmobilizados. Atualmente, a Bahia tem 145 leitos clínicos adultos (72 ocupados) e 20 pediátricos (todos ocupados).


As novas variantes da Ômicron têm por característica provocar sintomas mais leves, por isso, a taxa de ocupação das UTIs tem ficado abaixo da metade. Em todo o estado, os leitos adultos têm 46% de ocupação e os pediátricos têm 40%. Mesmo assim, a estudante Daniela Silva, 25, não se descuida. “Estou usando máscara em ambientes fechados, tomei as vacinas e vou vacinar minha filha quando for autorizado, ela tem um ano e meio”, disse.


Medidas mais duras

Tanto o governador Rui Costa (PT), quanto o prefeito Bruno Reis (UB) disseram essa semana que estão monitorando o avanço da pandemia, mas descartaram adotar medidas mais duras nesse momento. Na terça-feira (22), na assinatura de protocolos de intenções para investimento de R$ 8 bilhões na Bahia, o governador disse que determinou a ampliação dos leitos do Hospital Espanhol se houver aumento na demanda.


“Houve uma pequena elevação, mas sem aumento significativo de óbitos, são internações para cuidados, por isso, a importância da vacinação. Se a situação sair de controle a gente volta a adotar medidas como a obrigatoriedade do uso da máscara, mas, por enquanto, os números não sinalizam a necessidade de tornar obrigatório, fica a recomendação”, disse.


Já o prefeito disse que está tomando medidas para o monitoramento, como a ampliação dos pontos de testagens, a retomada dos drive-thrus de vacinação e a recomendação para o uso de máscaras por idosos, pessoas com comorbidades, gestantes e pessoas com sintomas gripais.


“Além disso, estamos com os contratos mobilizados para se houver necessidade de ampliar os gripários e as tendas. Há efetivamente aumento no número de casos, mas ainda não são casos com a gravidade que coloque em risco a oferta que temos de leitos”, afirmou.


Nesta quinta (24), o governo do estado descartou a abertura de novos leitos, e a prefeitura informou que está acompanhando a situação e verificando a possibilidade e a necessidade dessa medida.


Vacinação

A Sesab afirma que os municípios já podem aplicar as doses anticovid nas crianças menores de 3 anos. “Para que os municípios iniciem a vacinação, basta que os profissionais já tenham passado pelo treinamento do Ministério da Saúde”, diz a nota.


A Secretaria de Saúde de Salvador (SMS), por sua vez, recebeu 3.170 imunizantes para aplicar a 1ª dose. Inicialmente, serão contempladas as crianças com comorbidades. Nesta sexta-feira (25) uma reunião será realizada para definir o fluxo de cadastro do público.


O deputado federal e médico, Jorge Solla, cobrou mais ação do governo federal durante um discurso na Câmara. “O número total de óbitos dessa faixa etária é o triplo em relação aos EUA, que rapidamente já vacinou seus bebês e suas crianças. A faixa etária abaixo dos 5 anos corresponde a 9% do total de internações pela doença atualmente no Brasil”.


A reportagem perguntou ao Ministério da Saúde quando um novo lote seria enviado para o estado e a quantidade de doses. O órgão disse apenas que disponibilizou para todos os estados e o Distrito Federal, 1 milhão de doses, e não informou sobre novos lotes.


A COVID  EM NÚMEROS


70 mil – Foi a quantidade de doses entregues pelo Ministério da Saúde para vacinação de crianças menores de 3 anos na Bahia;

15% - É a quantidade de crianças de 3 e 4 anos que tomaram a primeira dose e apenas 5% receberam a segunda dose;

12,7 milhões – É a quantidade de pessoas com 12 anos ou mais que devem se imunizar, 92% receberam a D1; 85% a D2; 59% a D3; e 46% a D4.

100% - É a taxa de ocupação dos leitos clínicos pediátricos na Bahia, são 20 leitos no estado. A enfermaria adulta está em 50%;

193% - Foi o crescimento no número de casos de covid-19 na comparação com a semana anterior;


O Correio 24h

Comentários

Nome

ACM NETO,4,ANTÔNIO GONÇALVES,2,BAHIA,221,BRASIL,181,CALDEIRÃO GRANDE,1,CAMPO FORMOSO,2,CAPIM GROSSO,1,CURIOSIDADES,165,DESTAQUES,587,ENEM,1,ENTRETENIMENTO,167,ESPORTE,219,FAMOSOS,4,FILADÉLFIA,9,ITIÚBA,2,JACOBINA,2,JAGUARARI,1,MUNDO,2,MUNICÍPIOS,84,NOTÍCIAS,1188,PINDOBAÇU,3,PODC PODCAST,35,POL,1,POLICIAL,545,POLÍTICA,2,PONTO NOVO,554,PUBLICIDADE,7,REGIÃO,4,SENHOR DO BONFIM,6,VARIEDADES,1,VÍDEOS,267,
ltr
item
Agência DC - Donato Costa | Portal de notícias da Bahia: Covid: Leitos clínicos pediátricos estão 100% ocupados na Bahia
Covid: Leitos clínicos pediátricos estão 100% ocupados na Bahia
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPCfSMdhCYhv2G1eEW4dsCfZwIuy7-6HHwTeLzRH3V_Gt9spf2Z1NGzmUFRr0Tocd5uSoD2zAA0CjYFi6IDoZ2PXErR_jHaMAFoer1cls5_75Lg2wEkb64QLP0u9iZiUVx5AiWa8RQvoajB1Z-uJaAfv-YbI8LQyH3VvEiKNbK8jKSLtF8N2gkUPhuZw/s16000/csm_vacinacao_infantil_11e6f77d2f.jpeg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPCfSMdhCYhv2G1eEW4dsCfZwIuy7-6HHwTeLzRH3V_Gt9spf2Z1NGzmUFRr0Tocd5uSoD2zAA0CjYFi6IDoZ2PXErR_jHaMAFoer1cls5_75Lg2wEkb64QLP0u9iZiUVx5AiWa8RQvoajB1Z-uJaAfv-YbI8LQyH3VvEiKNbK8jKSLtF8N2gkUPhuZw/s72-c/csm_vacinacao_infantil_11e6f77d2f.jpeg
Agência DC - Donato Costa | Portal de notícias da Bahia
https://www.agenciadc.net/2022/11/covid-leitos-clinicos-pediatricos-estao.html
https://www.agenciadc.net/
https://www.agenciadc.net/
https://www.agenciadc.net/2022/11/covid-leitos-clinicos-pediatricos-estao.html
true
5764102596251995075
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. Ver mais Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Buscar Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Table of Content