--> Conselho de Saúde da Bahia alerta: 'Apertem os cintos! A covid subiu de novo' | Agência DC - Donato Costa | Portal de notícias da Bahia


Bomboniere Rodrigo

Bomboniere Rodrigo


Conselho de Saúde da Bahia alerta: 'Apertem os cintos! A covid subiu de novo'

Compartilhe:

O aumento no número de casos da covid-19 na Bahia colocou a doença novamente como tema de rodas de conversas de amigos e familiares. Em um m...

O aumento no número de casos da covid-19 na Bahia colocou a doença novamente como tema de rodas de conversas de amigos e familiares. Em um mês, entre 14 de outubro e a última segunda-feira (14), 4.624 novos casos foram identificados no estado e 63 pessoas vieram a óbito, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Na sexta-feira (18), o Conselho Estadual de Saúde (CES) enviou aos governos federal e estadual recomendações urgentes para frear a disseminação acelerada do vírus. 


Retorno da obrigatoriedade de apresentação do cartão de vacina em locais de aglomeração, ampliação de testagem e aceleração da vacinação estão entre as medidas indicadas pelo Conselho. A medida leva em consideração a disseminação das subvariantes da Ômicron e a alta nas hospitalizações. 


No Hospital Espanhol, reativado na Barra por conta da pandemia, o clima de tensão voltou a pairar. Em pouco mais de duas semanas, houve um aumento de 73% no número de internamentos. A ocupação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) chegou a 85% na manhã de sexta-feira (18), com 34 dos 40 leitos ocupados majoritariamente por pacientes acima de 60 anos, com comorbidades e esquema vacinal incompleto.


Leia mais: Número de pacientes com sintomas gripais faz espera na UPA dos Barris levar até 5h


“Desde setembro soubemos das subvariantes da Ômicron e progressivamente os casos foram aumentando, mas não esperávamos que nesses últimos dias fosse ter um aumento tão expressivo”, afirma Thaísa Ribeiro, enfermeira responsável pela gestão de leitos do Espanhol. A situação na enfermaria da unidade é melhor: dos 40 leitos, 10 ainda estão disponíveis.


O prefeito Bruno Reis disse na quinta-feira (17) que não descarta a ampliação de tendas e gripários em Salvador. A prefeitura também decidiu reativar pontos de drive-thru para a vacinação.


O virologista Gúbio Soares explica que já era esperado que o vírus da covid-19 se multiplicasse em formatos de novas cepas. Essa é a forma que o micro-organismo encontra para continuar circulando entre os seres humanos. Por isso, o especialista indica que cuidados sejam retomados para que medidas de isolamento social não voltem a acontecer no país. 


Na Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde alunos e professores já estavam deixando de usar máscaras nas salas de aula, o Comitê de Assessoramento da Covid-19 da universidade emitiu um comunicado no qual recomenda o uso em ambientes fechados por conta do avanço das subvariantes. Um concerto que aconteceria no Museu de Arte Sacra na sexta-feira (18), precisou ser adiado depois que oito músicos da orquestra sinfônica da Ufba testaram positivo para a covid. 


“É importante que os locais voltem a disponibilizar álcool em gel e que as pessoas usem máscaras em locais fechados. Não vai acontecer uma nova pandemia como foi no início, mas o vírus não vai deixar de circular e as pessoas precisam ter consciência”, defende Gúbio Soares. Pelo menos três variantes, BQ.1, CK.2.2.2 e BA.5.3.1, já foram identificadas no país. Dor de cabeça e garganta, febre e cansaço são os principais sintomas.


Aplicação da quinta dose começa em Salvador

Em meio a alta de casos, a Secretaria de Saúde de Salvador (SMS) começou a aplicar a quinta dose da vacina contra a covid-19, ou terceira dose de reforço, em pacientes imunossuprimidos com mais de 18 anos. É preciso estar com o nome na lista do site da SMS e ter tomado a quarta dose até o dia 17 de julho deste ano. Em um dia, 519 pessoas foram aos postos para se imunizar com a quinta dose. 


A Sesab não informou quantas cidades do estado já estão aplicando a quinta dose, mas além da Bahia, outros seis estados do Nordeste já disponibilizaram o reforço. Dos nove estados da região, apenas Piauí, Ceará e Pernambuco não ofereceram a quinta dose à população. O Ministério da Saúde ainda não emitiu parecer técnico sobre a aplicação da quinta dose. 


Enquanto isso, mais de 7,5 milhões de baianos continuam com o esquema vacinal incompleto, segundo a Sesab. Júlia Sobral, 21, é uma das pessoas que se imunizou até a terceira dose. A jovem contraiu covid-19 pela segunda vez nesta semana, depois de uma confraternização familiar. Além dela, a namorada, a mãe e primos estão contaminados. “Comecei a ter sintomas de gripe na segunda-feira e senti muita fraqueza”, conta. 


Júlia Sobral e parte da família estão em isolamento social até não transmitirem mais o vírus, mas a estudante acredita que a maior disseminação do vírus tem a ver com o relaxamento de pessoas sintomáticas.


“As pessoas estão negligenciando os sintomas, acham que é só gripe e não estão nem fazendo teste”, diz. 


Autoridades em saúde cobram vacinas de 2º geração 

Países como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido já estão aplicando as vacinas de 2º geração contra a covid-19. Ao contrário dos que são aplicados atualmente no Brasil, os imunizantes das farmacêuticas Moderna e Pfizer foram desenvolvidos a partir da variante Ômicron, o que aumenta a efetividade contra as novas cepas. No documento enviado pelo Conselho Estadual de Saúde, é recomendada a disponibilização em caráter emergencial das vacinas bivalentes de 2ª geração. 


A Sociedade Brasileira de Infectologia também recomendou ao Governo Federal que as novas vacinas sejam disponibilizadas no Brasil. Procurado, o  Ministério da Saúde não informou se há previsão de importação de novos imunizantes e disse apenas que "acompanha com atenção estudos e inovações tecnológicas relacionados à prevenção e tratamento da covid-19”.  


“É preciso seguir as recomendações das doses de reforço, mas é muito importante que os governos importem as vacinas novas, que são feitas a partir das variantes e protegem contra elas”, reforça o virologista Gúbio Soares.


Recomendações do Conselho Estadual de Saúde na íntegra:


Art. 1º Recomendar ao Ministério da Saúde, ao Conselho Nacional de Saúde - CNS, à Secretaria Estadual de Saúde do Estado da Bahia, às autoridades sanitárias, aos gestores públicos municipais e ao governador do Estado da Bahia que, à luz das competências constitucionais e do dever de garantir e proteger a saúde da população, atuando para a redução do risco de adoecimento:

I - a adoção de medidas eficazes, quanto à cobertura vacinal contra Covid-19 afim de controlar e reduzir a propagação do coronavírus, como as sublinhagens, derivada da variante Ômicron, visto que a imunização é umas das ferramentas mais eficiente e segura para prevenir doenças infecciosas;

II - o retorno da obrigatoriedade da apresentação do cartão de vacina da Covid-19 em espaços de grande concentração de pessoas, bem como que sejam retomadas as ações estratégicas para aceleração da vacinação contra Covid-19, ações essas que surtirão efeito positivo na cobertura vacinal, facilitando dessa forma o acesso à população;

III - a disponibilização, em caráter emergencial, vacinas bivalentes de 2ª geração para suprir a população;

IV - a ampliação do estímulo à testagem da população para identificação de casos e adoção de medidas de contenção da disseminação.


*Com orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro


O Correio 24h

Comentários

Nome

ACM NETO,4,ANTÔNIO GONÇALVES,2,BAHIA,221,BRASIL,181,CALDEIRÃO GRANDE,1,CAMPO FORMOSO,2,CAPIM GROSSO,1,CURIOSIDADES,165,DESTAQUES,588,ENEM,1,ENTRETENIMENTO,167,ESPORTE,219,FAMOSOS,4,FILADÉLFIA,9,ITIÚBA,2,JACOBINA,2,JAGUARARI,1,MUNDO,2,MUNICÍPIOS,84,NOTÍCIAS,1190,PINDOBAÇU,3,PODC PODCAST,35,POL,1,POLICIAL,545,POLÍTICA,2,PONTO NOVO,554,PUBLICIDADE,7,REGIÃO,4,SENHOR DO BONFIM,6,VARIEDADES,1,VÍDEOS,267,
ltr
item
Agência DC - Donato Costa | Portal de notícias da Bahia: Conselho de Saúde da Bahia alerta: 'Apertem os cintos! A covid subiu de novo'
Conselho de Saúde da Bahia alerta: 'Apertem os cintos! A covid subiu de novo'
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4NzeO3TD8rHWhZC17-yVRMNUvYq_bEJt3A4efpFx_mJJ2BHaf-JekKXHvaINYoV_OSf21kAWfZXH2YxcjCi85EYN2Bx8of414UoFUGkznKOsrnUW1qSKtBL64MuaEsGQ1WscGNQ_14OB72qSwel6el4beYQ3FKhg1tGr7E1Q7dXpzETXwrNl3j1ahgw/s16000/csm_covid-onda1_a87635a0d0.jpeg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4NzeO3TD8rHWhZC17-yVRMNUvYq_bEJt3A4efpFx_mJJ2BHaf-JekKXHvaINYoV_OSf21kAWfZXH2YxcjCi85EYN2Bx8of414UoFUGkznKOsrnUW1qSKtBL64MuaEsGQ1WscGNQ_14OB72qSwel6el4beYQ3FKhg1tGr7E1Q7dXpzETXwrNl3j1ahgw/s72-c/csm_covid-onda1_a87635a0d0.jpeg
Agência DC - Donato Costa | Portal de notícias da Bahia
https://www.agenciadc.net/2022/11/conselho-de-saude-da-bahia-alerta.html
https://www.agenciadc.net/
https://www.agenciadc.net/
https://www.agenciadc.net/2022/11/conselho-de-saude-da-bahia-alerta.html
true
5764102596251995075
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. Ver mais Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Buscar Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Table of Content