Agência DC com informações de Arnóbio Carneiro
No último domingo (16), a Rádio Itapicuru FM 104,9, comemorou 24 anos no ar, a emissora foi fundada em 04 de outubro de 1997, quando um grupo de amigos idealizou a implantação de uma entidade para pleitear a outorga, conforme exigência legal.
O nome Itapicuru, foi uma homenagem ao rio que banha o município.
A emissora foi fundada com locultores voluntários: Arnobio, Fernando, Solange, Marcone, Gislene, Antoniano, Sirico, Jailton, Jucélia e Jacaré.
A rádio estreou no ar, com direção na época era: Arnobio, Miguel, Jailton, Zenóbio, Gel, entre outros sendo um marco para o município.
O início não foi fácil, devido a denúncias feitas, a Itapicuru foi obrigada a interromper a programação. Mas, a nossa vontade de voltar a funcionar e a cobrança popular, além de uma influência política nos fez reabrir a Rádio ainda de forma ilegal deram garantias que a Rádio não seria mais fechada. Mas, infelizmente isto não aconteceu e mais uma vez a Rádio foi fechada.
Por conta destes fatos, houve processos pela Polícia Federal e condenados ao cumprimento de penalidades de cunho social. Todos os meses, o diretor responsável, Arnobio Carneiro comprava uma cesta básica e doava a uma creche, durante dois anos.
Na luta pela reabertura a direção participou de perto todas as lutas pelo Brasil afora: eventos, manifestações, congressos etc, muitos contatos com políticos locais, mas, a força maior veio de Deus e da população em geral que acreditou na seriedade do projeto.
A Rádio Itapicuru deu oportunidade a pessoas da própria comunidade, assim, talentos apareceram, com Joelson Pereira, Marcone Silva, Jacaré, Solange, Marcos Cleyton, Ailton Cerqueira, Alex Alves, Sandra Moura, Robério Santos, Zé Carlos, Sirico, Gislene, Kiko, Jucelino, Josimar, Felipe, Atawana, Adeilda, Duy, Tarrone, Luis, Agenário, Adailton Costa, Itamar, Douglas e Donato Costa, entre outros.
Comentários