--> Anvisa aprova uso de autotestes de Covid-19 no Brasil | Agência DC - Donato Costa | Portal de notícias da Bahia


Bomboniere Rodrigo

Bomboniere Rodrigo


Anvisa aprova uso de autotestes de Covid-19 no Brasil

Compartilhe:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, a distribuição, comercialização, registro e utilização de auto...

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, a distribuição, comercialização, registro e utilização de autotestes para detecção de Covid-19 no Brasil. A diretoria colegiada do órgão decidiu sobre o tema em reunião extraordinária nesta sexta-feira (28/1).


Esta foi a segunda reunião da agência para debater o uso dos produtos. Na última semana, o órgão adiou a decisão porque o Ministério da Saúde, que solicitou a autorização dos exames, não havia enviado dados suficientes para embasar o pedido.


Os diretores Cristiane Jourdan, Rômisson Rodrigues Mota e Alex Machado e Meiruze Freitas votaram a favor do uso dos produtos, formando decisão unânime.


Cristiane Jourdan é a relatora do processo sobre autotestes e foi a primeira a votar sobre o tema. A gestora se posicionou a favor da autorização do uso dos produtos e ressaltou que há urgência na aprovação dos produtos, devido ao “aumento exponencial de casos provocados pela variante Ômicron”. Ela também ressaltou que o Ministério da Saúde entregou informações suficientes para a aprovação do uso, registro e comercialização dos produtos.


“Ressalto a importância de ampliar o acesso a testes que permitam a detecção do antígeno SARS-Cov-2, como estratégia de triagem, a fim de se iniciar rapidamente o isolamento dos casos positivos e serem tomadas as ações necessárias para interrupção da cadeia de transmissão”, disse Cristiane em seu voto.


Agora, a agência deve publicar as resoluções no Diário Oficial da União (DOU). Segundo a Anvisa, a publicação ocorrerá “no menor tempo possível”, e as medidas entrarão em vigor conforme texto publicado.


Antonio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa, não participou da deliberação. De acordo com a agência, o militar precisará tratar de questões pessoais e familiares.


Criação de política pública


Ao adiar a autorização dos autotestes na última semana, a Anvisa pediu que o uso dos produtos seja inserido em uma política pública do Sistema Único de Saúde (SUS). Após a solicitação da Anvisa por mais documentos, o Ministério da Saúde enviou nota técnica à agência com novos dados.


No novo documento enviado à agência, o Ministério da Saúde informou que o uso dos autoexames será incluído no Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19 (PNE-Teste). A pasta também ressaltou que os produtos não serão usados como ferramenta de diagnóstico, e sim como plataforma de triagem.


Por isso, após realizar o teste, o paciente com resultado positivo deverá procurar uma unidade de saúde para receber um diagnóstico completo. Além disso, o profissional de saúde deverá registrar o diagnóstico na Rede Nacional de Dados em Saúde do governo federal. No documento, o ministério também detalha como deve ser feita a interpretação e o descarte dos testes, além das exigências às empresas fabricantes.


Metrópoles

Comentários

Nome

ACM NETO,4,ANTÔNIO GONÇALVES,2,BAHIA,222,BRASIL,182,CALDEIRÃO GRANDE,1,CAMPO FORMOSO,2,CAPIM GROSSO,1,CURIOSIDADES,165,DESTAQUES,599,ENEM,1,ENTRETENIMENTO,168,ESPORTE,223,FAMOSOS,4,FILADÉLFIA,9,ITIÚBA,2,JACOBINA,2,JAGUARARI,1,MUNDO,2,MUNICÍPIOS,84,NOTÍCIAS,1202,PINDOBAÇU,3,PODC PODCAST,35,POL,1,POLICIAL,547,POLÍTICA,2,PONTO NOVO,557,PUBLICIDADE,7,REGIÃO,4,SENHOR DO BONFIM,6,VARIEDADES,1,VÍDEOS,273,
ltr
item
Agência DC - Donato Costa | Portal de notícias da Bahia: Anvisa aprova uso de autotestes de Covid-19 no Brasil
Anvisa aprova uso de autotestes de Covid-19 no Brasil
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgB1S3CD3ayZUd_drNvcvduSQsbSsjPNoUVn6rsK0ytCmX2vRhkWNkMIGdVR8ZC8cOoXlbMRkOjD_VHbHN7dDJKzTNH1xwBhoii19hL8aMKz8h-qXyY5HDY8T2rBzR6hWxOblojrtCVPoPsZEV6FxEeAVGHRLW-bpbQe3ZeKjuSNYO6ylLwz7ZlGmjlhw=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgB1S3CD3ayZUd_drNvcvduSQsbSsjPNoUVn6rsK0ytCmX2vRhkWNkMIGdVR8ZC8cOoXlbMRkOjD_VHbHN7dDJKzTNH1xwBhoii19hL8aMKz8h-qXyY5HDY8T2rBzR6hWxOblojrtCVPoPsZEV6FxEeAVGHRLW-bpbQe3ZeKjuSNYO6ylLwz7ZlGmjlhw=s72-c
Agência DC - Donato Costa | Portal de notícias da Bahia
https://www.agenciadc.net/2022/01/anvisa-aprova-uso-de-autotestes-de.html
https://www.agenciadc.net/
https://www.agenciadc.net/
https://www.agenciadc.net/2022/01/anvisa-aprova-uso-de-autotestes-de.html
true
5764102596251995075
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. Ver mais Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Buscar Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Table of Content