Os cinco agentes da Guarda Municipal de Senhor do Bonfim suspeitos de espancar um homem em uma praça do município, na última quarta-feira (6), foram afastados pela corporação por tempo indeterminado. A informação foi confirmada pelo comandante da corporação, Carlos Miranda.
O caso aconteceu na Praça Nova do Congresso, que é atração da cidade por causa das ornamentações de Natal. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o momento em que os agentes agridem o homem, de identidade desconhecida.
De acordo com a Guarda Municipal, o episódio aconteceu após o homem, que é uma pessoa em situação de rua, proferir agressões verbais e ameaças aos agentes da corporação. Isso teria acontecido porque os guardas verificavam uma agressão do homem a um cidadão bonfinense, que, segundo informações preliminares, possui transtorno mental.
"Não quero aqui justificar a falha pontual dos envolvidos [guardas municipais], porém é necessário que se esclareça tal situação. Essas pessoas que estão em situação de rua não são de Senhor do Bonfim. Elas aparecem aqui nesta época do ano, pois a cidade se transforma em uma linda cidade natalina", diz Miranda.
Ainda conforme o comandante da Guarda Municipal de Senhor do Bonfim, alguns "andarilhos" pedem esmolas à população que frequenta a Praça Nova do Congresso e acabam cometendo agressões quando não recebem nenhuma ajuda financeira.
"Até o momento, o que sabemos é que esses andarilhos vem tirando o sossego da população com furtos e pedindo esmolas à população e, quando não recebem a ajuda das pessoas, acabam cometendo agressões, principalmente com palavras de baixo calão, uso de bebidas alcoólicas e possível outras drogas não-lícitas", afirma Carlos Miranda.
Em nota publicada nas redes sociais, há dois dias, a prefeitura de Senhor do Bonfim informa que tem conhecimento dos vídeos sobre o caso, classifica o episódio como um "incidente" e afirma que está adotando as medidas necessárias para a investigação do ocorrido.
"Informamos que a situação já está sendo devidamente apurada, com a seriedade e a transparência que o caso requer. A Prefeitura está comprometida em garantir a segurança e o bem-estar de todos os seus cidadãos e não tolerará condutas que violem esses princípios", diz trecho da nota.
Fonte: O Correio 24h
Comentários