--> Por que os baianos dizem ‘de hoje a oito’, se a semana tem sete dias? | Agência DC - Donato Costa | Portal de notícias da Bahia


Bomboniere Rodrigo

Bomboniere Rodrigo


Por que os baianos dizem ‘de hoje a oito’, se a semana tem sete dias?

Compartilhe:

Amores, uma ajuda matemática! A assessora Fulana, da Corporação X, me diz que uma turma do Projeto Y foi iniciada em 2 de fevereiro de 2009....

Amores, uma ajuda matemática! A assessora Fulana, da Corporação X, me diz que uma turma do Projeto Y foi iniciada em 2 de fevereiro de 2009. Pelas minhas contas, amanhã, a turma completa 13 anos. Ela insiste que são 12. Desaprendi a contar?”, questiona aflito o meu colega de Alô Alô Bahia, José Mion, no grupo do zap da (outra) firma. Alguém chega para acalmar e ajudar: “12 anos. Certinho”. Ops! Será?


Com o grupo de jornalistas (povo ruim de conta nesse nível) dividido entre dozeminions e trezistas, foi necessário recorrer ao VAR, ou seja, a uma lista marcando cada aniversário do tal projeto. Deu 13, menos mal, mas esse tipo de conta que dá nó no juízo, como os 17 e 700 da canção de Gonzagão, não chega a ser uma questão entre os baianos, que dizem “de hoje a oito” sem se coçar.


Quer dizer, não chegava! Isso porque outro jornalista, igualmente ruim de conta, um mês antes dessa cizânia numérica, chamou a atenção para a problemática. Num vídeo em seu Instagram, James Martins, o tal jornalista e meu amigo, falava sobre como, para ele, soa inexato o “de hoje a oito”, também dito em outras partes do Nordeste, mas mais disseminado por aqui - no próprio Santo Antônio de James tem até bloquinho de Carnaval com esse nome.


Na gravação, ele lembra que a confusão parece tão evidente que a expressão para se referir a duas semanas adiante é “de hoje a quinze”. Mas por que a conta não fecha, poeta?


“Eu acho que é porque o baiano valoriza tanto o tempo presente, que não perde na conta o agora”, teoriza no mesmo vídeo.


Nos ajude, professor!


Nos comentários do post de James aparece, tentando colocar os pingos no pi, o professor da Escola Politécnica da UFBA, Márcio Nascimento, formado em Física na USP, mestre, doutor e com diversos trabalhos em tópicos específicos de ensino de Ciências e Matemática.


Eu já tava planejando falar sobre o assunto (por causa mesmo do vídeo de James), mas por coincidência e/ou sorte, o professor se adiantou e, num e-mail a mim, trouxe esclarecimentos sobre o tópico. De cara, Nascimento lembra que o “de hoje a oito” guarda alguma tradição lusitana. 


“Todos sabem que a semana tem sete dias. Começa no domingo (Dies Domini ou Dia do Senhor), depois segunda (que se fosse o primeiro dia da semana receberia outro nome), terça, quarta, quinta, sexta e, por fim, sábado. Mas nem sempre foi assim. Apenas no Brasil e em Portugal os dias contém o termo feira, que está relacionado a feria, palavra que em latim significa descanso. Soa contraditório a princípio dias da semana serem denominados como de folga, mas isto apenas segue uma curiosa tradição dos patrícios”, antecipa.


Na verdade, a fala é uma espécie de preparação para a explicação (ou tese), que precisa de bastante contextualização histórica. “Tal termo [feria] passou a ser empregado no ano 563, após um concílio da Igreja Católica na cidade portuguesa de Braga – daí a explicação para a presença do termo feira somente em línguas lusas. Na ocasião, o bispo da cidade, Martinho de Dume, decidiu que os nomes dos dias antecedentes à Semana Santa (antes da Páscoa) deveriam mudar. Até então, como em outros lugares, tais dias eram regidos respectivamente por deuses pagãos, o que foi considerado uma heresia pela Igreja”, continua o professor.


Tradição


Uma pausa aqui para confessar que eu não sabia que, em inglês, por exemplo, alguns nomes de dias da semana têm ligação com deuses pagãos (nórdicos, no caso). Quarta-feira, ou seja, wednesday, vem de uma variação do inglês antigo para o nome de Odin, o “pai de todos” e líder dos deuses nórdicos que vivia em Asgard. E quinta-feira, que é thursday, vem do Thor's Day, dia de Thor, deus do trovão e filho de Odin. (Alô, Marvel!) Sabia disso? Nem eu.


Antes de devolver a palavra ao professor Márcio, interessante notar que em religiões afro-brasileiras, especialmente na Umbanda, também há uma tradição de atribuir dias da semana a divindades (nesse caso, orixás): o Oxalá day seria a sexta, e o sábado de Oxum, Iansã e Iemanjá, vejo num site.


Retomando: o professor lembra que, até meados do primeiro milênio da era comum, os astros visíveis no céu davam nomes aos dias da semana em regiões da Espanha, Itália, França e Portugal: Sol, Lua, Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno, todos estes vinculados a divindades greco-romanas, e que, como dito, em outras culturas, os dias da semana são nomeados conforme as divindades correspondentes de cada região.


Sete dias


O professor Márcio Nascimento comenta que a prática da feria passou a ser empregada aos demais dias apenas em Portugal, com exceção do dia de descanso, Sabbatum (ou Shabbat para os judeus) e a Prima Feria, ou Dominicus.


“Antes disto, a tradição da semana de sete dias foi estabelecida em 321, quando os calendários ocidentais começaram a contar o primeiro dia da semana pelo domingo. Tal regra foi imposta pelo imperador romano Constantino I (c.?272 – 337). Antes, a prática de contagem da semana envolvia oito dias (ciclo nundinal) distribuídos em dez meses (de Março a Dezembro)”. Sabia disso? Aí, ó…


Mas, segundo ele, o problema envolvendo o termo “de hoje a oito” engloba o dito “princípio aditivo”. “Há pelo menos uma prática particular e igualmente similar de contar de oito em oito tendo sete elementos. E está relacionada à música. Os antigos matemáticos da seita pitagórica no século V antes de Cristo estabeleceram a escala musical de cinco notas: Dó, Ré, Mi, Sol e Lá. Tempos depois, foi definida outra, mais conhecida, envolvendo as sete notas musicais: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si”, reconstitui.


O professor lembra que para denotar uma nota numa escala superior ou inferior, músicos comumente usam e abusam do termo oitava, no mesmo sentido de se contar o intervalo de dias da semana na Bahia, mas também em estados vizinhos. 


“Pelo fato do Nordeste ser uma região com tradições orais e musicais extremamente ricas, este jeito lusitano de falar se perpetuou de modo tão franco e agradável, persistindo até hoje nos dois continentes, com maior graça na Terra de Todos os Santos”, conclui o professor da Politécnica.


O que se torna digno de nota, ainda de acordo com ele, é que não se costuma muito denotar de sexta a escala que se refere às cinco notas musicais pentatônicas, “ou ainda de décima terceira o intervalo entre as doze notas musicais escolhidas na escala temperada imortalizada pelo genial músico e compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685 - 1750)”.


E fechando a conta, para o professor, não há problema em dizer “de hoje a oito” pois “não há erro aritmético”. “Basta apenas contar nos dedos. Senão, observe: a semana tem sete dias, contando todos os dedos de uma mão e dois da outra. Se alguém quiser contar quantos dedos tem entre um dia da semana e o mesmo dia da semana seguinte, quantos existem?” Faça o teste aí e me diga… Viu? Se não viu, de hoje a oito a gente faz essa conta de novo.


O Correio 24h

Comentários

Nome

ACM NETO,4,ANTÔNIO GONÇALVES,2,BAHIA,221,BRASIL,181,CALDEIRÃO GRANDE,1,CAMPO FORMOSO,2,CAPIM GROSSO,1,CURIOSIDADES,165,DESTAQUES,587,ENEM,1,ENTRETENIMENTO,167,ESPORTE,219,FAMOSOS,4,FILADÉLFIA,9,ITIÚBA,2,JACOBINA,2,JAGUARARI,1,MUNDO,2,MUNICÍPIOS,84,NOTÍCIAS,1188,PINDOBAÇU,3,PODC PODCAST,35,POL,1,POLICIAL,545,POLÍTICA,2,PONTO NOVO,554,PUBLICIDADE,7,REGIÃO,4,SENHOR DO BONFIM,6,VARIEDADES,1,VÍDEOS,267,
ltr
item
Agência DC - Donato Costa | Portal de notícias da Bahia: Por que os baianos dizem ‘de hoje a oito’, se a semana tem sete dias?
Por que os baianos dizem ‘de hoje a oito’, se a semana tem sete dias?
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgHreWQJDdwGxBJDsHI0ZK6kX7gDK0N7PAXr-u1OD50nACmOMkluVcxhJZ9qgDHGIMDtFfGOXLl_mo90ZCLtiz50zvMEuGj-5RIq-3Rq8uvz0JwHw4vdBhykABnKGtgnJKDqzc9_LlMEq90HbQ5Lf_yvo4-IgtomyHu6KKA0RmgdBJvnCbtTD2us1sNag=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgHreWQJDdwGxBJDsHI0ZK6kX7gDK0N7PAXr-u1OD50nACmOMkluVcxhJZ9qgDHGIMDtFfGOXLl_mo90ZCLtiz50zvMEuGj-5RIq-3Rq8uvz0JwHw4vdBhykABnKGtgnJKDqzc9_LlMEq90HbQ5Lf_yvo4-IgtomyHu6KKA0RmgdBJvnCbtTD2us1sNag=s72-c
Agência DC - Donato Costa | Portal de notícias da Bahia
https://www.agenciadc.net/2022/02/por-que-os-baianos-dizem-de-hoje-oito.html
https://www.agenciadc.net/
https://www.agenciadc.net/
https://www.agenciadc.net/2022/02/por-que-os-baianos-dizem-de-hoje-oito.html
true
5764102596251995075
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. Ver mais Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Buscar Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Table of Content